“Por uma Educação Médica socialmente referenciada: um ato de amor e coragem”
1. DO EVENTO
As regras a seguir dizem respeito à submissão de trabalhos científicos para o I CONEM-NE1: CONGRESSO NORDESTINO DE EDUCAÇÃO MÉDICA NORDESTE 1, que ocorrerá nos dias 14 e 15 de junho de 2024, em Salvador, Bahia.
1.1. A apresentação de trabalhos no evento é uma oportunidade para docentes, preceptores, residentes e discentes de Medicina e de outros cursos da área da saúde compartilharem com a sociedade sua produção científica e relatos de experiências.
1.2. A programação do I CONEM NE 1 contemplará os seguintes eixos temáticos, todos voltados à educação médica:
● Eixo I – Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para a graduação em Medicina: 10 anos de construção na Nordeste 1;
● Eixo II – Interiorização da educação médica na Nordeste 1: avanços e desafios no combate às iniquidades de saúde;
● Eixo III – Residências médicas da Nordeste 1: avanços e desafios na formação de médicas/os especialistas para as demandas locorregionais;
● Eixo IV – Acesso e permanência estudantil na educação médica na Nordeste 1;
● Eixo V – Outros temas relacionados à educação médica.
2. CRONOGRAMA
Os prazos se encerram às 23:59 horas de cada dia, horário de Brasília (DF).
● 20/04/2024: Início do prazo para a submissão dos resumos.
● 05/05/2024 (Prorrogado para: 10/05/2024): Fim do prazo para a submissão dos resumos.
● 20/05/2024: Divulgação dos trabalhos aprovados.
● 24/05/2024: Data limite para pagamento da taxa de inscrição de ao menos um dos autores.
● 02/06/2024: Prazo final para envio do material de apresentação.
● 14 e 15/06/2024: Discussão por eixos dos trabalhos aprovados (local, data e horário da Tertúlia Científica de cada eixo conforme programação (Painel das/os Congressistas).
3. DOS RESUMOS
3.1. Cada resumo poderá ser inscrito uma única vez no congresso, independentemente da categoria escolhida ou ainda que as/os autoras/es ou as instituições envolvidas sejam diferentes. A identificação pelo sistema de avaliação do não cumprimento desta regra desclassificará os resumos repetidos.
3.2. Os resumos deverão ser assinados por, no máximo, seis autoras/es. Não há número máximo de envio de resumos por autoras/es ou coautoras/es.
3.3. Os resumos deverão versar necessariamente sobre educação médica, considerando os núcleos temáticos listados no temário (ver item 1.2). Resumos relacionados exclusivamente à prática clínico-assistencial serão desclassificados. Os resumos devem conter os seguintes tópicos obrigatórios, de acordo com as modalidades aceitas:
● Trabalho Científico (incluem estudos com metodologia qualitativa e/ou quantitativa, revisões de literatura e estudos de caso): 1. Introdução; 2. Objetivos; 3. Métodos; 4. Resultados/discussão; 5. Conclusões.
● Relato de Experiência (incluem experiências educacionais, de integração ensino-serviço, gestão de ensino e ações extensionistas): 1. Introdução; 2. Objetivos; 3. Relato de Experiência; 4. Reflexão sobre a experiência; 5. Conclusões e/ou Recomendações.
3.4. O resumo deve ter no máximo 3.500 caracteres considerando espaços. Não são contabilizados os caracteres do título e das palavras-chave, não devem ser inseridas ilustrações (gráfico, tabela, quadro etc.), nem referências bibliográficas. O texto deve ser escrito de forma clara e concisa, utilizando construções lógicas e objetivas da norma culta da língua portuguesa.
● O título deve limitar-se a 150 caracteres (incluindo espaços) e não utilizar siglas nem abreviações.
● O resumo deverá conter de três a cinco palavras-chave, de acordo com os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) da Biblioteca Virtual em Saúde (https://decs.bvsalud.org), inseridas no campo denominado “Palavras-chave”.
● Os nomes dos tópicos já estão inseridos no sistema de submissão e não deverão ser repetidos no preenchimento dos campos.
● O uso de abreviaturas será restrito àquelas já identificadas anteriormente, por extenso, no texto do resumo.
● Para assegurar a integridade da avaliação às cegas, o corpo do resumo NÃO deve conter informações sobre os autores e as instituições envolvidas na produção acadêmica. A identificação de autoria ou instituição será motivo para desclassificação do resumo.
3.5. Todas as orientações apresentadas no item 3.4 devem ser seguidas com rigor, para evitar a desclassificação do resumo.
3.6. Pesquisas com seres humanos ou animais, nas quais estão incluídos relatos de caso, devem ser aprovadas por Comitê de Ética em Pesquisa, de acordo com Resolução do MS/CONEP nº 466/2012, Resolução CNS 580/2018 e Carta Circular do MS nº 166/2018. Esta exigência faz parte do Termo de Responsabilidade a ser firmado pelo autor na submissão do trabalho. A Resolução do CNS nº 510/2016 dispõe sobre as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais e esclarece em seu art. 1º aquelas que não serão registradas nem avaliadas pelo sistema CEP/CONEP.
4. DA SUBMISSÃO E AVALIAÇÃO DOS RESUMOS
4.1. Os resumos deverão ser submetidos por meio eletrônico, no site do I CONEM-NE1 pelo Painel das/os Congressistas (CLIQUE AQUI) até a data limite de 05/05/2024.
4.2. Para o envio do resumo, após realizar o login no Painel das/os Congressistas, o usuário deverá acessar o menu: Trabalhos -> Enviar Trabalhos.
TODAS/OS as/os autoras/es precisam estar previamente cadastradas/os no evento para poderem ser inseridas/os como autoras/es de um trabalho. Não há necessidade de pagamento de inscrição para cadastramento de autoras/es e submissão dos resumos.
4.3. Em hipótese alguma serão aceitos resumos enviados por e-mail, correspondência, fax ou qualquer outro meio de comunicação que não o estabelecido pelo item 4.1.
4.4. Resumos submetidos sem corpo do texto, incompletos ou em desacordo com estas normas serão REPROVADOS. Uma vez submetido o resumo, a/o autor/a responsável pela submissão terá até 05/05/2024 para realizar modificações, incluindo a exclusão ou complementação de autoria.
4.5. Todos os resumos submetidos e não desclassificados serão avaliados e selecionados exclusivamente pela Comissão de Avaliação de Trabalhos Científicos do I CONEM-NE1. As/Os avaliadoras/es não terão acesso às informações sobre autoras/es ou instituições relacionadas.
4.6. Cada resumo será analisado por duas/dois avaliadoras/es, que emitirão notas segundo os critérios descritos no item 4.7. Em caso de discordância entre as/os avaliadores sobre o aceite do resumo, o resumo será enviado a um/a terceira/o avaliador/a, sendo considerada, para fins de decisão final, a avaliação da maioria das/os avaliadoras/es.
4.7. A avaliação dos resumos será realizada de acordo com os seguintes critérios:
● Pertinência: resumo adequado aos núcleos temáticos do congresso e ao eixo escolhido para submissão;
● Integridade: resumo inclui os critérios e padrões obrigatórios da modalidade escolhida;
● Qualidade e coerência: resumo apresenta o conteúdo com clareza, metodologia adequada ao alcance dos objetivos, relato de experiência alinhado com os objetivos e integração entre os tópicos da modalidade escolhida;
● Análise e discussão: resumo apresenta reflexões, conclusões e/ou recomendações explícitas e relacionadas ao objeto de estudo/interesse;
● Relevância: resumo apresenta contribuição para desenvolvimento da educação médica, aplicação em outros contextos/instituições e/ou inovação nas práticas educacionais.
4.8. O resultado da avaliação dos resumos será divulgado no Painel das/os Congressistas até o dia 20/05/2024.
4.9. Não serão enviados e-mails às/aos autoras/es informando a aprovação ou reprovação dos trabalhos. A consulta deverá ser realizada pelo Painel das/os Congressistas, no mesmo menu que a/o usuária/o acessou para submeter o resumo: Trabalhos -> Trabalhos Enviados.
4.10. Os trabalhos selecionados e aprovados deverão ser apresentados no formato/template indicado pela Comissão de Avaliação de Trabalhos Científicos no Painel das/os Congressistas (vide item 5.1 e 7.1 a seguir).
4.11. Os elementos visuais dos trabalhos deverão ser enviados de acordo com o prazo para que possam ser unificados em um único material (Caderno das Tertúlias) e disponibilizado as/os inscritas/os do I CONEM NE 1.
● As/os autoras/es que submeterem seus trabalhos devem estar cientes desse prévio acesso disponibilizado às pessoas inscritas no evento, via Caderno das Tertúlias. A Comissão Científica justifica isso baseada na importância da leitura desses trabalhos pelos participantes no funcionamento das Tertúlias, além de facilitar o uso de figuras e gráficos com o uso do material unificado na forma digital. Assim como evitar excessivo descarte de papel e plástico pelo evento.
● As/os autoras/es devem dar atenção a redação, revisão e adequação do seu template, pois estes não serão revistos pela Comissão de Avaliação de Trabalhos Científicos. É de exclusiva responsabilidade das/os autoras/es a correta redação/edição dos materiais gráficos de seus resumos, pois não será possível fazer correções posteriores ao prazo de submissão.
Normatização do envio dos elementos visuais de cada trabalho APROVADO:
● Seguir o template disponibilizado produzido no PowerPoint®, salvo em PDF®
(máximo de 05 slides);
● O template para produção do material de apresentação estará disponível, no Painel das/os Congressistas, na data de divulgação do resultado das avaliações.
● Limite para o tamanho de cada material de apresentação: 10MB
● Os elementos visuais devem estar legíveis. São elementos visuais: gráficos, figuras, infográficos, esquemas, fotografias, desenhos e quaisquer produções relacionadas ao trabalho que se adequem ao formato;
● Todos os elementos devem ter a sua fonte indicada segundo as normas e regras da ABNT.
4.12. As situações que suscitaram dúvidas neste regulamento serão solucionadas pela Comissão Organizadora do evento.
5. DAS APRESENTAÇÕES E DAS TERTÚLIAS CIENTÍFICAS
5.1. A apresentação dos trabalhos se dará em salas de temáticas específicas, chamadas de Tertúlias Científicas. As Tertúlias serão espaços para a produção de diálogos e trocas sobre os temas principais definidos pelo Congresso, a partir de uma metodologia participativa. Não se espera que cada pessoa apresente integralmente seu trabalho, mas, sim, que haja uma troca efetiva de saberes, percepções e experiências, a partir dos temas que forem apresentados.
5.2. As apresentações/visualizações dos trabalhos serão em formato PDF® (Caderno de Tertúlias), através da leitura dos QR CODES expostos durante o I CONEM. Os QR CODES serão emitidos e afixados pela organização do evento nos espaços físicos das Tertúlias Científicas.
5.3. Cada Tertúlia contará com uma dupla de mediadoras/es do debate, que será responsável por apresentar a temática específica do grupo e conduzir os diálogos, garantindo a construção de espaços seguros para o debate, exposição de experiências, construção e troca de saberes sobre os mais diversos pontos de vista.
5.4. A participação nas Tertúlias dos trabalhos aprovados durante o congresso será condicionada ao pagamento da taxa de inscrição de ao menos um/a das/os autoras/es e ao envio do template material de apresentação (4.11).
6. DAS PREMIAÇÕES
6.1. O trabalho que apresentar maior nota na avaliação final será premiado com a isenção da taxa de publicação na RBEM (Revista Brasileira de Educação Médica). Os trâmites para esse processo deverão seguir os trâmites habituais para submissão e publicação no periódico, de maneira que a isenção da taxa deverá ser solicitada à Secretaria da ABEM em caso de aceite do artigo.
6.2. Serão premiados com menção honrosa (certificado de prêmio) até três trabalhos de cada eixo temático, sem haver indicação de sua colocação.
6.3. Os trabalhos premiados serão divulgados na Cerimônia de Encerramento do I CONEM NE 1 e publicados no website até 10 dias após o término do evento.
6.4. Não serão aceitos recursos aos trabalhos premiados em qualquer categoria.
7. DOS CERTIFICADOS
7.1. Serão fornecidos certificados de apresentação para os trabalhos aprovados que tiverem a presença de pelo menos um/a das/os autoras/es presentes na Tertúlia Científica do eixo de submissão do seu resumo.
7.2. Os certificados são fornecidos para o trabalho, constando o nome de todas/os as/os autoras/es. Não há certificado individual por autor/a.
7.3. Os certificados estarão disponíveis no sistema em até 30 dias úteis após término do evento.
8. DISPOSIÇÕES FINAIS
8.1. A Comissão Organizadora reserva-se o direito de cancelar, interromper, suspender ou adiar a submissão, a seleção e/ou a apresentação dos trabalhos, no todo ou em parte, em caso fortuito ou de força maior.
8.2. As/Os autoras/es dos trabalhos reconhecem e declaram, assumindo todas as responsabilidades legais, de forma irrevogável e irretratável, que todas as informações fornecidas, bem como o conteúdo do trabalho inscrito e as condições do Termo de Responsabilidade na submissão, são verdadeiras, próprias e originais.
8.3. Ao enviar o resumo para seleção, as/os autoras/es autorizam as Comissões Organizadora e de Avaliação de Trabalhos Científicos a publicarem ou divulgarem o trabalho, não cabendo qualquer pagamento por direitos autorais.
8.4. A submissão de qualquer resumo, desde que cumprindo os requisitos apresentados, já caracteriza a aceitação irrestrita de todas as regras aqui previstas.
8.6. Os casos omissos serão analisados pela Comissão Organizadora.
Comissão Organizadora do I CONEM-NE1
Salvador, 16 de abril de 2024